segunda-feira, 10 de agosto de 2009

URGENTE- Donos fantásticos para animais muito especiais vindos do gatil da CML

24/Jul/2009

Resgatados do Canil/Gatil Municipal de Lisboa


Estes 3 animais faziam parte de uma das inúmeras colónia de gato de rua da freguesia de Benfica.

Foram apanhados pelos funcionários de Canil/Gatil Municipal de Lisboa a 14 e a 15/07/09, aquando da 2ª incursão dos mesmos por esta freguesia.

Foram salvos numa verdadeira luta contra o tempo, já quase em cima do prazo para o seu abate, graças à disponibilidade manifestada por um dos veterinários municipais.

Resgatados esta manhã do Canil/Gatil Municipal de Lisboa, depois de terem passado a tarde no veterinário em observação, vão ficar em período de quarentena (devido às doenças que possam eventualmente ter trazido do Gatil), findo o qual serão esterilizados.




Gato amarelo/branco idoso


(repleto de pulgas, coriza extremamente agravada e eventuais carcinomas nas orelhas - já se encontrava neste estado quando chegou ao Canil/Gatil Municipal.
Após observação na clínica veterinária, as análises ao sangue tiveram resultados muito satisfatórios para o aparente estado débil em que se encontrava e a sua idade avançada. Tomou um banho devido às pulgas e sebo que o seu pêlo tinha. Foi desparasitado, fez antibiótico e tratamento para as feridas nas orelhas - os quais terá que continuar. Encontrava-se extremamente desidratado e, quando chegou à FAT - Família de Acolhimento Temporário, revelou também encontrar-se esfomeado.
É um gato extremamente meigo, que miou a pedir atenção, durante a consulta veterinária, e não parava de dar "marradinhas" com a sua cabeça - certamente, seria um gato de casa, abandonado à sua sorte nas ruas pelos donos.
Segundo uma das pessoas que alimentava esta colónia, este gato teria já há alguns meses atrás sido abocanhado por outro macho, nunca mais tendo aparecido no local onde lhes era colocada a comida e água).




Mini

(gatinha bebé de 3 meses)



(apesar de ter fugido, aquando da tentativa de a apanharem para ser colocada dentro da transportadora, ainda dentro do Canil/Gatil Municipal de Lisboa; já na clínica veterinária, aquando da sua observação, esta gatinha revelou ser muito calma e meiguinha. Terá cerca de 3 meses e, à parte o estado de fome/desidratação que revelava, não terá outros problemas. Foi desparasitada internamente).




Gata adulta (1 ano)


(segundo uma das pessoas que alimenta esta colónia, esta gata de tamanho mini era uma das mais meiguinhas que por ali existia. Tendo, no entanto, desde a sua saída do Canil/Gatil Municipal revelado-se extremamente assustada. Teve que ser anestesiada para poder ser observada na clínica veterinária.
À parte o estado de fome/desidratação que revelava e uma unha em carne viva - revelando, talvez, ter ficado presa em algum sítio que a magoou -, não terá outros problemas. Foi desparasitada internamente).



Todos estes 3 gatos, apesar de terem vivido na rua, são extremamente meigos.
Por isso mesmo, e, sobretudo, depois do que passaram, gostaríamos que, após este período de quarentena e recuperação, pudessem ser adoptados por pessoas de muita confiança (para que possam voltar a ganhar confiança nos humanos e lhes seja concedida uma vida mais feliz do que tiveram até agora).

Poderá continuar a acompanhar neste blog o desenvolvimento da recuperação destes 3 gatos e mais notícias sobre eles; e, caso se venha a interessar por adoptar um deles, pff. contacte-nos para:
palavraseimagens@gmail.com.




E porque as mentalidades no nosso país precisam, também, de mudar ao nível de todos aqueles que continuam a, brutalmente, abandonar os seus animais, como se se tratassem de objectos e que nunca chegam sequer a ver o estado em que estes terminam (para que lhes pese nas suas consciências – se é que as têm!), quando atropelados numa estrada, mortos num Canil/Gatil ou chegados a este estado...

Gostaríamos de aqui deixar um apelo, sob a forma fotográfica, que vos pedimos que divulguem nos vossos blogs, websites ou através de contactos de e-mail (bastando para isso clicar para ampliar a foto mais abaixo e salvá-la para o vosso computador).
Muito obrigada!








Estória da Meetsi (gatinha do poster) e dos seus irmãos, aqui.

Se poder, contribua com a aquisição de um dos 2 modelos de sacos de pano-cru "Salve 1 Animal do Canil/Gatil Municipal", para nos ajudar com as despesas médicas e de alimentação destes 3 animais.



Contacto: palavraseimagens@gmail.com

Denuncie maus-tratos e abandonos para:
SEPNA - Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente
Telfs: 808200520 / 961195298