segunda-feira, 15 de setembro de 2008

OS GATOS DEIXAM PEGADAS NO NOSSO CORAÇÃO

http://www.gatoslivres.errantes.org/objectivos.htm
A Associação Gatos Livres foi constituída com o objectivo esterilizar, castrar, alimentar e proteger colónias de gatos errantes, que, deste modo, libertos das maternidades sucessivas, das guerras pelas fêmeas, da fome e da crueldade, se transformarão em Gatos Livres.

Gatos Livres

Bem sabemos que o termo pode ser apenas poético... pois o objectivo nobre seria transformar o gato errante num gatinho de casa, com conforto, companhia, amor e carinho.

No entanto, isto por agora é um sonho... que, para se tornar realidade, carece de famílias de acolhimento temporário, dispostas a aceitar gatinhos e a socializá-los com vista à sua adopção, assim como de adoptantes dignos desse nome.

Enquanto aguardamos a perfeição, e na medida em que a vida dos errantes é cruel e sem qualquer poesia, sobretudo a das fêmeas, tentaremos acudir ao mais urgente, que consiste em esterilizar e minorar o sofrimento das gatinhas e suas crias, que morrem de doença, fome, frio, envenenamento ou atropelamento, ou se dispersam solitárias e indefesas enquanto a mãe procura desesperadamente comida para poder sobreviver e alimentá-las.

O êxito deste projecto depende de todos aqueles que alimentam e protegem colónias no seu bairro ou aldeia e que conhecem estes gatos, sabendo distinguir os machos das fêmeas, prioritárias por enquanto, e entre estas as que estão mais em perigo. São essas pessoas sensíveis ao sofrimento dos errantes que poderão apanhá-los com o mínimo de stress, pois eles conhecem-nas e confiam em quem os alimenta.

Temos a muito curto prazo a perspectiva de estabelecer com veterinários de cada zona protocolos para esterilizações e tratamentos a preços acessíveis, pois por agora, apesar de já termos começado, estamos a funcionar em tarifa plena, o que em breve será incomportável.

Acalentamos ainda o projecto (em curso) de estabelecer, com as entidades públicas competentes, protocolos segundo os quais os nossos errantes esterilizados e marcados com o V na orelha serão considerados gatos protegidos e à responsabilidade da Associação.

A longo prazo... a longo prazo mais um sonho, e que sonho! Criar um espaço capaz de acolher gatos errantes velhos, órfãos, doentes ou incapazes de sobreviver na rua pelo facto de terem sido cobardemente abandonados. Mas do futuro falaremos mais tarde. Por agora, precisamos de apoios de toda a espécie e de muita divulgação.

A Associação Patas Errantes já nos deu a pata, perdão, a mão, disponibilizando-nos este espaço para o nosso site. Se quiser juntar-se a nós, não hesite, mas tome cuidado pois os gatos deixam pegadas no nosso coração.