quarta-feira, 20 de julho de 2011

Não chamem canil ao Centro de Recolha Oficial da CML em Monsanto!!

NOTA- ESTE POST NÃO TEM FOTOS PORQUE ELAS NÃO SÃO PERMITIDAS DENTRO DO CRO, MAS SE O FOSSEM SERIAM DEMASIADO CHOCANTES, PARA SEREM VISIONADAS SEM UM AVISO...

----
É inacreditávelmente pior do que nos preparam os nossos piores receios!!
Fez agora 2 anos que eu andei a ir visitar o CRO da CML em Monsanto durante 2 imensos e dolorosos meses...
No 1º mês uma visita semanal, que era uma penitência por ter "permitido"que a minha "FREYA" (fotos do lado esquerdo - gata preta e branca com cauda de espanador), conseguisse fugir para a rua através de um buraco numa rede colocada numa janela e que supostamente deveria evitar estas fugas:((..., ao mesmo tempo um medo horrível que pudesse ser entregue naquele sítio e ali ficasse 8 dias até ser abatida sem sequer a mesericórdia de a adormecerem primeiro, e sabe-se lá que outros horrores até esse fim trágico!!!
Cada vez que pensava naquele ser dócil e meigo, que viveu sempre com muito mimo e carinho, ali fechado e maltratado, era para mim uma dor que ainda hoje continuo a sentir...porque ignoro o que lhe aconteceu, e iria até onde fosse possível para poder de novo tê-la nem fosse pelo tempo que fosse, com saúde ou doente!!!
Evitei até hoje fazer este relato pelo que me custaria fazê-lo, pois ainda hoje continua assim e sempre assim será, existem seres que nos marcam a nossa existência e a sua perda é uma ferida sempre aberta...
Foi por amor a este ser maravilhoso, que descobri este lado obscuro e nada dignificante. E é por todos os que lá passaram e continuam a passar (a maior parte abatidos - 7 em cada 10, sendo que destes 3 a maior parte acaba por morrer devido a doenças que apanham no CRO e ao contrário do que nos querem fazer acreditar, que já estejam doentes anteriormente), que eu gostaria que pelo menos uma vez cada Lisboeta fosse visitá-lo, e se essa visita o incomodasse fizesse queixa no Livro de Reclamações, pois é essa a nossa obrigação zelar para que os nossos impostos sejam bem aplicados e que a Lei que nos exigem seja a mesma que as instituições publicas aplicam diariamente.
Não existe justificação para não ignorar a Lei, com uma arrogância de quem se julga acima dela!!
Como se pode abater animais com uma injecção que para o coração, quando a Lei obriga a que não exista sofrimento desnecessário na altura da morte, só para poupar dinheiro da anestesia ??? (Até nas execuções de criminosos é utilizada primeiro a anestesia, o crime destes animais é ocuparem espaço, espaço que achamos que é só nosso....).
E que dizer, quando se capturam bebés que mamam sem se preocuparem em capturar a mãe, e depois colocam-nos em jaulas com comida para adultos, (eles que nem comer de bebé conseguem ainda) e ficam ali a morrer lentamente!!
No Tribunal Administrativo de Lisboa onde foi interposta uma providência cautelar contra o CRO da CML(http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/), pode ler e participar em acções a favor de alguma humanidade no tratamento deste "problema" criado e mantido porque não se actua onde devia, na educação e esterilização obrigatória de animais de companhia!
Até quando, ignorar esta matança inútil e semanal, pelo simples facto que é feita longe dos seus olhos e se contam mentirinhas piedosas como o vereador do pelouro José Sá Fernandes chama-lhe "eutanásia humanitária", porque é ignorante e desconhece que eutanásia "é a prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista","a eutanásia em si consiste no acto de facultar a morte sem sofrimento a um indivíduo cujo estado de doença é crónico e, portanto, incurável, normalmente associado a um imenso sofrimento físico e psíquico-http://pt.wikipedia.org/wiki/Eutan%C3%A1sia.", pois bem ela aplica-se a qualquer animal saudável ou não ,e a quanto ao sem sofrimento, que garante o tal "humanitário" nas palavras do tal sr, experimente ele sofrer uma paragem cardíaca, depois poderá falar da humanização do acto em causa e do não sofrimento...
Em vez de se sentar no seu gabinete com ar condicionado, e todo o conforto a km de distancia, vá até ao CRO de Monsanto, vá ver cem que estado é que estão os animais, cães em jaulas mínimas e com correntes de 50cm mas que na maioria ainda estão presas num ferro que só dão 30cm de "trela"(vi um animal que a corrente estava de tal forma torcida sobre si mesma que não tinha mais do que 20 cm, o animal estava com o focinho colado à parede e não se podia mexer, aquilo não podia ter sido feito pelo animal seria preciso que ele conseguisse rebolar sobre si próprio num eixo a 50 cm do chão), 6 bebés ensopados em água e comida (que não comem porque ainda não se alimentam sozinhos),um deles cambaleante e nitidamente doente e outro deitado com dificuldades em respirar e nitidamente moribundo a ser espezinhado pelos restantes, quando o funcionário foi questionado e interpelado a chamar o Veterinário de serviço, disse que este iria fazer a ronda mais tarde e logo iria tomar conta do caso, mas na verdade ausentou-se passado algum tempo, segundo ouvi dizer em surdina para ir dar consultas no seu consultório... será isto possível????
Até quando, esta situação? Até quando as pessoas que visitam o CRO, não escrevem no livro de reclamações e apenas comentam que jamais lá querem voltar???