quarta-feira, 27 de agosto de 2008

MITOS SOBRE A ESTERILIZAÇÃO...

Mito: Esterilizar cães e gatos é anti-natural. Devemos deixar a Natureza seguir o seu curso.

Não seria também anti-natural comerem ração, irem ao veterinário, tomarem banho, dormirem dentro de casa? Os animais de estimação são criados por seres humanos para serem seus companheiros. Foi a nossa interferência na natureza que criou esta superpopulação de animais. Nós domesticámos esses seres indefesos e somos responsáveis pela morte de milhões deles anualmente. Isto, sim, é anti-natural! Esterilizar é uma solução humanitária para o problema que nós mesmos criámos.

Mito: As fêmeas devem ter crias pelo menos uma vez e os machos têm necessidade de acasalar.

Não há nenhuma evidência médica que prove isso. Procriação e acasalamento não significam saúde. A vida sexual dos animais segue ritmos biológicos e padrões instintivos, é apenas uma questão hormonal, e não psicológica. Ou seja, o animal sente vontade de copular por estímulos hormonais, e não por necessidade ou porque sinta prazer.

Mito: Eu sei que posso encontrar um bom lar para cada filhote.

A triste realidade é que não há lares suficientes nem lares responsáveis para todos os animais que nascem. A maioria dos cães e gatos acabam nas ruas, abandonados, maltratados. Acabam por ser mortos em laboratórios ou faculdades, ou ainda recolhidos pelos canis/gatis municipais que também os levarão à morte. Repare que muitos dos animais que se encontram em abrigos/canis/gatis foram entregues pelas próprias pessoas que os tinham a seu cuidado. E, mesmo que lhes consiga encontrar um lar, como saber se a futura família serão responsável e se evitará a sua procriação? Os filhotes crescerão e terão outros filhotes, agravando o problema; e você não vai estar lá para garantir um lar para todos! Além disso, para muitas pessoas, um animal só é atraente e adorável enquanto é filhote, ou enquanto não destrói o sofá da casa nem faz xixi no tapete, ou enquanto não fica doente. Mais ainda, um animal a mais que você reproduza estará a roubar o lugar a um que já nasceu e que provavelmente será sacrificado por falta de uma família que o adopte.

Mito: Não é uma ninhada que faz a diferença.

“Apenas uma ninhada” faz a diferença, sim. “Apenas uma ninhada” contribui para a sobrepopulação de animais, sim. Em menos de um ano, todos os filhotes da ninhada poderão ter ninhadas próprias, que por sua vez darão origem a mais ninhadas. É um círculo vicioso. Todos os dias, milhares de cães e gatos saudáveis têm de ser eutanasiados – e cada um desses milhares de animais veio “apenas de uma ninhada”.

Mito: Os cães/gatos esterilizados são menos másculos.

Os animais não têm o conceito de ego ou de identidade sexual. A esterilização não altera a personalidade do seu animal. Ele não sofrerá nenhuma crise de identidade nem terá nenhuma reacção emocional quando esterilizado. Não se esqueça que os cães e os gatos não são seres humanos. A vida sexual dos cães e dos gatos é desprovida de qualquer romantismo. Eles procriam por instinto. E não, eles não se “importam” de ser esterilizados.

Mito: Não temos de esterilizar os machos porque não são eles que dão à luz.

Certamente que não é a “concepção imaculada” que explica as gravidezes de cadelas e gatas. As fêmeas não engravidam sozinhas. É preciso um macho e uma fêmea para gerar uma ninhada. Além disso, enquanto que as cadelas só costumam ter duas ninhadas por ano e as gatas três ninhadas por ano, os machos podem fecundar as fêmeas várias vezes por dia! Por outro lado, uma grande percentagem dos animais atropelados consiste em machos não esterilizados, e que estão em busca de fêmeas não esterilizadas.

Mito: Os anticoncepcionais para cadelas e gatas são tão bons quanto a esterilização.

Algumas pessoas pensam que podem substituir a esterilização por pílulas ou injecções de anticoncepcionais, mas isso não é de todo recomendável. Tal até pode parecer uma alternativa atraente a curto prazo, mas este método de contracepção prejudica a saúde da sua gata/cadela, pois pode causar o desenvolvimento de tumores e infecções uterinas. Além disso, este método não é totalmente seguro e, a médio prazo, fica bastante mais dispendioso do que o preço a pagar por uma esterilização.

Mito: É importante que as crianças assistam ao “milagre do nascimento”.

A maioria das fêmeas precisa de privacidade durante o parto, pelo que não é uma boa altura para assistir. Na verdade, muitas fêmeas procuram refúgios escuros e sossegados, longe da nossa vista, e dão à luz durante a noite. Uma lição bem melhor para as crianças é incutir-lhes sentido de responsabilidade, explicando-lhes por que motivo o seu animal não deve procriar e ensinando-lhes que um animal de companhia é um compromisso para toda a vida e que os animais merecem o nosso respeito, amor e compaixão.

Para ensinar às crianças o “milagre do nascimento”, mais vale alugar um vídeo bem documentado sobre esse assunto. Cada nova ninhada que nasce contribui para as centenas de cães e de gatos não desejados que sentem o “milagre da morte” todos os dias nos canis e gatis do nosso país.

Mito: O meu animal é de raça definida e, como tal, devo/posso acasalá-lo.

Em primeiro lugar, os animais não devem ser tratados como se de uma mercadoria se tratassem.

Em segundo lugar, tal como o seu animal é de raça definida, também um em cada quatro animais que são entregues em abrigos/canis/gatis são de raça definida. Enquanto os animais nos abrigos/canis/gatis esperam e desesperam por encontrar uma família, não existe qualquer urgência ou necessidade em que mais pessoas criem animais. Experimente telefonar para um abrigo/canil/gatil e perguntar quantos animais já mataram esta semana. Muito provavelmente não acreditará na resposta...

Em terceiro lugar, a criação profissional de animais de determinada raça é um processo que, além de uma grande responsabilidade, envolve anos de estudo das características da raça, e jamais deverá ser tentado por alguém inexperiente. Determinados animais poderão ter características indesejáveis que passam para os seus descendentes, sendo por isso totalmente desaconselhável o seu acasalamento. A criação de animais comporta muitos gastos (medicações para a fêmea e os filhotes, nutrição especial, vacinas, desparasitação, avaliação genética, testes laboratoriais, limpeza, sociabilização, entre outros). Isto sem contar com o tempo gasto, que é algo que nunca se recupera.

Mito: O meu animal é muito especial e, se o esterilizar, nunca hei-de ter outro igualzinho a ele.

Um cão ou um gato até podem ser um excelente animal de companhia, mas tal não significa que os seus filhotes serão uma cópia idêntica. Até porque também temos de ter em consideração as características do outro progenitor; não dá para saber se a ninhada sairá parecida com o pai ou com a mãe. Além disso, os filhotes poderão herdar as características de algum avô ou bisavô que possua alguma degeneração, e da qual você nem tenha conhecimento. Mesmo os criadores profissionais, que seguem gerações de uma descendência, não podem garantir que obterão as características que pretendem de uma ninhada em particular. As suas probabilidades são ainda mais remotas. Na verdade, toda uma ninhada poderá herdar todas as piores características de um ou dos dois progenitores. Se desejar assim tanto um filhote, faça por favor uma visita ao abrigo de animais mais próximo e salve uma vida que foi abandonada.

Mito: O meu animal nunca sai sozinho de casa, pelo que não preciso de esterilizá-lo.

Podem ocorrer acidentes mesmo em nossa casa, já que outro animal poderá encontrar uma forma de saltar o muro do jardim/quintal, por exemplo. Por outro lado, o seu animal poderá aproveitar uma porta ou um portão aberto para fugir. Quantos cães não fogem ou desaparecem de suas casas? Além disso, os benefícios de saúde da esterilização, por si só, justificam a esterilização plenamente.

Mito: Durante o cio, mantenho macho e fêmea separados. Eles não têm de ser esterilizados, pois assim não é possível a fêmea engravidar.

Separar um macho de uma fêmea em cio não é tarefa fácil. Os machos são capazes de quase tudo para chegar perto de uma fêmea em cio, desde pular muros, abrir portões ou arrombar portas. Respondendo ao instinto, a própria fêmea pode encontrar uma forma de fugir em busca de um macho para acasalar. Além disso, o cio pode durar até três semanas. Já imaginou o que é ouvir constantemente choros e evitar tentativas de aproximação dias e dias a fio? Para além de ser desgastante para os animais, é também bastante cansativo conseguir manter-se os animais separados. O mínimo descuido pode dar origem a uma gravidez indesejada. Por outro lado, os benefícios de saúde da esterilização, por si só, justificam plenamente a esterilização.

Mito: O meu cão é de porte pequeno e a minha cadela é de porte grande (ou vice-versa). Não é necessário esterilizá-los nem sequer separá-los quando a cadela estiver em cio, pois eles assim não conseguem acasalar.

Mesmo sendo de portes diferentes, macho e fêmea podem conseguir acasalar. Por exemplo, uma fêmea de porte grande poderá deitar-se para acasalar com um macho de porte pequeno. Não dá para facilitar. Além disso, como temos referido, os benefícios de saúde da esterilização, por si só, justificam-na plenamente.

Mito: O meu animal vai ficar gordo depois da esterilização.

Poderá ocorrer um aumento do apetite devido à alteração hormonal, mas o seu animal só engordará se ceder aos seus caprichos e aumentar a quantidade de comida. Qualquer animal que tenha uma dieta balanceada e faça exercícios regularmente não ficará gordo.

Mito: Se for esterilizado, o meu cão vai perder o instinto de protecção.

A esterilização não altera a personalidade do seu cão nem afecta o seu instinto natural de protecção e guarda da casa e da família. Na verdade, sendo esterilizado, o seu cão terá menos tendência a fugir. Repare que o seu cão não o poderá proteger se estiver a vaguear pelas ruas à procura de fêmeas em cio.

Mito: O comportamento de um animal altera drasticamente após a esterilização.

À excepção de, no caso das cadelas, estas se poderem tornar um pouco mais agressivas, na grande maior parte dos casos, as únicas alterações de comportamento que verá serão positivas. Os animais esterilizados têm muito menos tendência a fugir, ficando assim mais caseiros e longe dos diversos perigos das nossas ruas. Os machos esterilizados brigam menos por fêmeas. Os gatos esterilizados tendem a reduzir a marcação de território com urina ou deixam mesmo de apresentar este comportamento, consoante a idade em que foram esterilizados. Se forem esterilizados antes de desenvolver o hábito de marcar território, este comportamento nunca surgirá.

Mito: Se esterilizado, o meu animal pode vir a sofrer de problemas urinários ou de incontinência urinária.

Ainda pouco se sabe relativamente aos efeitos das hormonas sexuais sobre o sistema urinário dos cães e dos gatos. No entanto, sabe-se que o aumento da predisposição a obstrução uretral em gatos anteriormente atribuído à esterilização ainda merece maiores esclarecimentos. Por exemplo, a incidência de obstrução uretral é a mesma em gatos esterilizados ou não esterilizados.

Apesar de não ser frequente, a incontinência urinária em cadelas esterilizadas precocemente (antes do primeiro cio e, mais particularmente, logo nos primeiros meses de vida) poderá efectivamente ocorrer, de semanas a anos após a esterilização, sendo maioritariamente nocturna. Vários problemas anatómicos e fisiológicos estão associados a este problema, não se tendo ainda descoberto uma causa definida. O tratamento da incontinência consiste normalmente na administração de fenilpropanolamina. No entanto, existem muitos casos de sucesso de tratamento da incontinência associada à esterilização com sépia, um remédio natural também utilizado para tratamento de problemas hormonais e de incontinência em mulheres.

Contudo, independentemente das causas possíveis da incontinência associada à esterilização, tal não deverá ser encarado como um motivo para não esterilizar. Não só porque está associada a uma esterilização precoce (ou seja, terá probabilidades de ocorrer no caso de esterilizar o seu animal antes do primeiro cio), mas também porque ocorre muito menos frequentemente do que a piometra, o cancro mamário e a gravidez indesejada – tudo consequências possíveis de não esterilizar uma fêmea e que poderão ser fatais.

http://www.esteriliza-me.org/

Tributo

Os milhares de animais que morrem todos os anos nos albergues, canis, gatis ou nas ruas do nosso país, merecem a nossa sentida e justa homenagem.

Eles, que estão sempre dispostos a dar-nos o seu amor incondicional, mereciam certamente melhor sorte do que serem abandonados, serem entregues a um canil ou gatil, ou nascerem nas ruas.

Os que já morreram não os podemos salvar, mas podemos recordá-los e devemos lutar para que outros animais não tenham de sofrer e morrer em resultado do mesmo problema.

Imagem de Animais Eutanasiados

Que os animais vítimas de abandono e maus-tratos possam descansar em paz, longe do que sofreram neste mundo...

http://www.esteriliza-me.org/

Como Posso Ajudar?

Diante de tantos argumentos a favor da esterilização é difícil a alguém justificar a não-esterilização dos seus animais. Enquanto as autoridades não implementam programas de esterilização em massa, é necessária a ajuda de todos para que possamos acabar com este quadro horrendo que povoa as nossas ruas e canis/gatis municipais, sempre lotados de animais à espera da morte. Ao esterilizar o seu animal de companhia, não só está a mostrar que é responsável e consciente e que se preocupa com a causa animal, mas estará também a proporcionar maior quantidade e qualidade de vida ao seu animal.

A Esterilização É Benéfica Para o Seu Animal

  • A esterilização permite que os cães e os gatos tenham uma vida mais longa e saudável.
  • A esterilização pode eliminar ou reduzir a incidência de vários problemas de saúde que podem ser de tratamento difícil ou dispendioso.
  • A esterilização pode eliminar ou reduzir vários problemas comportamentais.
  • A esterilização elimina a possibilidade de cancro do ovário ou do útero nas fêmeas e reduz muito a incidência de cancro mamário, particularmente se a fêmea for esterilizada antes do primeiro cio.
  • Com a esterilização, é menos provável que o seu animal ande a vaguear pelas ruas, fuja ou brigue com outros cães. Ficará mais caseiro e, por conseguinte, ficará a salvo dos inúmeros perigos da rua.

A Esterilização É Benéfica Para Si

  • Os animais não esterilizados apresentam frequentemente mais problemas comportamentais e temperamentais do que aqueles que foram esterilizados.
  • Uma fêmea esterilizada deixa de ter o cio, deixando assim também de atrair machos não desejados, de mostrar um comportamento nervoso ou de chorar incessantemente. Além disso, no caso específico das cadelas, os típicos pingos de sangue pela casa deixam de existir.
  • A esterilização pode transformar os animais numa companhia mais afectuosa.
  • A esterilização dos gatos elimina ou reduz grandemente a típica marcação de território com urina.
  • A esterilização pode fazer com que os animais sejam menos propensos a morder.

A Esterilização É Benéfica Para a Comunidade

  • Os abrigos/canis/gatis estão sobrelotados com animais em excesso.
  • Os animais de rua e os animais abandonados remexem nos contentores de lixo, defecam em áreas públicas e assustam ou aborrecem pessoas que não têm qualquer compreensão pelo sofrimento ou pelas necessidades destes animais.
  • As comunidades gastam milhares de euros para controlar animais que ninguém deseja.
  • Alguns animais de rua também assustam ou matam animais selvagens.

Você pode fazer a diferença! Ajude-nos a lutar contra a sobrepopulação de animais. Esterilize os seus animais de companhia. Partilhe estas informações com familiares, amigos e conhecidos. Se convencer uma pessoa que seja a esterilizar o seu animal, já terá contribuído para fazer uma diferença quanto aos milhares de animais desalojados do nosso país. Adopte um animal de um abrigo/canil/gatil, onde existem muitos animais bonitos e saudáveis. Ofereça-se como voluntário e participe numa das muitas associações que precisam de serviços de voluntariado. Ofereça ajuda financeira a associações de recolha e protecção aos animais, que também se empenham em lutar contra a sobrepopulação de cães e gatos.

Seja parte da solução, não do problema.

http://www.esteriliza-me.org/

Porquê Esterilizar?

Imagem de Cães de Rua

Em Portugal e no resto do mundo, a população de animais de companhia, nomeadamente de cães e de gatos, cresce dia após dia. E o problema não se resume somente aos animais que já estão nas ruas. Este aumento é determinado não só pela reprodução descontrolada dos animais de rua, mas também pelo acasalamento indesejado dos animais ao cuidado de alguém. São muitas as ninhadas que são abandonadas no meio de algures e nenhures, sendo que os filhotes que sobreviverem irão gerar mais e mais animais que terão um destino incerto. Muitas são as pessoas que permitem que os seus animais andem soltos, não tendo nenhum controlo sobre os acasalamentos. E a história repete-se vezes sem conta: gestação indesejada, ninhada abandonada, mais cães e gatos nas ruas...

Infelizmente, nem todos aqueles que nascem conseguem um bom lar. São muitos mais os animais que nascem do que os lares que existem para eles. Por esse motivo, milhares de animais são sacrificados todos os anos em canis e gatis municipais, simplesmente porque ninguém os quer. A grande maioria dos animais que são mortos não são idosos, não estão feridos, não estão doentes nem são anti-sociais. Muito pelo contrário, são jovens, bonitos, sociáveis, amigáveis e brincalhões. Vale frisar que isto não ocorre apenas com animais sem raça definida. Cada vez mais são também abandonados e entregues em abrigos/canis/gatis animais de raça definida, às vezes até com pedigree.

Outro lado desta negra realidade são os animais que morrem todos os anos devido a abandono, negligência, abuso, atropelamento, frio, maus-tratos, fome ou crueldade. Não existem dados sobre o número de animais, mas todos sabemos que é demasiado elevado.

O problema da superpopulação é um problema real e cada vez mais grave. Segundo a WSPA (Sociedade Mundial Para a Protecção dos Animais), uma única cadela, com uma vida reprodutiva de 6 anos, poderá dar origem a 6.000 descendentes, enquanto uma gata em apenas 2 anos poderá deixar 2.000 descendentes. Segundo estudos realizados nos EUA, 30 a 60% dos gatos não esterilizados tornam-se gatos de rua. São números realmente assustadores, desconhecidos da maioria das pessoas. Actualmente, a “solução” para este problema continua a ser o sacrifício sistemático e indiscriminado dos animais de rua. Contudo, não podemos mais continuar a tolerar a redução da população canina e felina com a captura e eutanásia dos animais. Este procedimento é, no mínimo, ineficaz.

Não seria mais humano e racional evitar o nascimento de tantos animais? A solução alternativa é simples: se as pessoas que desejam compartilhar a sua vida com um animal de companhia esterilizassem os seus animais e adoptassem animais dos abrigos/canis/gatis, a superpopulação de animais diminuiria e, um dia, cessaria. A criação e a reprodução de animais com fins lucrativos diminuiriam e cessariam também, à medida que a procura dos consumidores fosse diminuindo.

A esterilização é a solução mais eficiente para diminuir o número de animais abandonados. A esterilização dos animais de companhia ajuda a evitar o nascimento de animais indefesos que não encontrarão um lar ou que acabarão por morrer depois de muita dor e sofrimento.


Animais de rua.org

http://www.animaisderua.org/informacoes

Como Ajudar

Gato Passeio O projecto Animais de Rua sobrevive exclusivamente graças a donativos de pessoas que acreditam na importância do trabalho de esterilização de animais de rua como forma de combater o sofrimento dos animais abandonados. O número de animais sem lar não pára de crescer, e os nossos recursos são muito limitados. Por mais que queiramos, não conseguimos atender a todos os casos com que nos deparamos. Por isso, toda a ajuda é bem-vinda!

Aqui vai uma lista das possíveis formas de ajuda:

  • Fazer um donativo em dinheiro para custear as esterilizações através de transferência bancária para a conta do projecto (neste caso, por favor, contacte-nos indicando a data e o montante da transferência):
    Banco: Banco Best - Porto
    N.º Conta: 922229780006
    NIB: 006509220022978000682
    IBAN: PT50006509220022978000682
    SWIFT/BIC: BESZPTPL
  • Ser “Madrinha/Padrinho de Esterilização” de uma colónia ou de um animal de rua.
  • Ser voluntário de capturas e de boleias (transportar os animais capturados para os veterinários e de regresso ao meio ou para famílias de acolhimento temporário).
  • Adquirir peças na nossa Loja Virtual, cujo lucro reverterá na totalidade para ajudar animais de rua ou carenciados.
  • Oferecer donativos em géneros (contactar zelia.reis@animaisderua.org):
    • armadilhas, transportadoras e jaulas;
    • ração para cão e para gato (preferimos que nos seja oferecida ração pelo menos de qualidade média, ainda que seja em menor quantidade) e comida em lata;
    • desparasitantes internos e externos para cão e para gato;
    • casotas em plástico para os cães que vivem na rua muitas vezes sem qualquer espécie de abrigo.
  • Oferecer peças de artesanato para venda na nossa Loja Virtual.
  • Divulgar o trabalho do projecto Animais de Rua.

gatinha para adopção- Maria





MARIA
Bebé de cerca de 2 meses.
Fêmea, muito meiga.
Para adopção responsável!

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Gata para adopção


NARIZINHA
Gata jovem, muito meiga e carente.Adora festas e mimo.
Dá-se bem com outros gatos.

Desparasitada.
Esterilizada.

Gata para adopção

BEBÉ
Gatinha com 4 meses, muito meiga, em fase de morder (para brincar)...
Siamesa. Tem o olhinho direito com uma cicatriz na córnea, o que torna esse olhinho ligeiramente enevoado e como tal tem a íris dilatada (como se vê na foto).Nada que a impeça de ser esperta, destemida e aventureira.
Desparasitada.
Entrega-se esterilizada.

Gato para adopção


MEL
Gato jovem, muito meigo e doce.
Precisa de conhecer para se mostrar , é medroso...mas depois é só ron-rons e barrigas para o ar!
Esterilizado.
Convive bem com outros animais, em especial fêmeas (não é nada tolo...)

Gato para adopção




Amon-Rá
(responde por Amon)
Todo preto, olhos amarelos, pelo longo!
Meigo ao colo todo se desfaz em ron-rons, mas no chão reage como um caçador, e adora dar patadas nos pés que se mexam rapidamente perto do seu REAL focinho!
Para casa de adultos que gostam de verdadeiros felinos e que saibam educar respeitando a sua natureza!!
Esterilizado-( nem por isso menos macho!)